A proteína suína comparada à carne bovina tem 10 vezes mais micronutrientes. Ou seja, um adulto que consumir 100g de carne suína alcance 20% da recomendação de outras vitaminas do complexo B. O conteúdo de ferro na carne suína é bem melhor absorvido e utilizado, pois é composto de uma boa parte de ferro hemínico (mioglobina e hemoglobina). Na verdade, o ferro de origem animal é absorvido pelo organismo numa razão de 25%, contra 5% do ferro presente nos vegetais. O teor de ferro dos miúdos de suíno (fígado, rins, chouriço) é bem mais elevado, na ordem de 5 a 15mg / 100g. Assim, uma porção de 100g de carne suína cozida aporta em média 1,5mg de ferro, ou 15% das necessidades diárias de ferro para um homem adulto.
O zinco interfere nos processos de imunidade e reforço das defesas do organismo, exerce um papel protetor no envelhecimento celular e faz parte de um dos constituintes da insulina. A carne suína e os embutidos contêm em média 1,5 a 4mg de zinco a cada 100g. Portanto, 100g de carne suína cobrem de 15 a 20% das ingestões diárias recomendadas de zinco para um adulto.
O selênio, antioxidante, retarda o envelhecimento celular, diminui os riscos de doenças cardiovasculares e permite um bom funcionamento de vários mecanismos. Com teor de selênio de 10µg por 100g, a carne suína representa, depois da carne bovina, a segunda fonte de selênio na alimentação ocidental. Portanto, 100g de carne suína cobrem cerca de 20% da ingestão diária recomendada de selênio para um adulto.
A carne suína vai fantasticamente bem com uma gama enorme de molhos e formas de preparo.
Combina muito bem com molhos como ameixa, soja, ostra, chilli, molho inglês com gengibre, sucos cítricos, vinhos, cervejas e outras receitas. Além disso, é a única carne que realmente combina com deliciosos molhos de frutas, como limão e maçã, goiaba, amora e também com mel. Sem contar que não pode faltar no churrasco! Churrasco sem carne suína não é um churrasco completo.
Portanto, escolha carne suína, escolha Gran Corte. Carne Suína é saudável!