Para o feijão
250 g de Coxão Duro Suíno cortado em cubos (3 cm)
300 g de Costelinha Suína
1⁄2 linguiça calabresa defumada, cortada em rodelas (120 g)
1 paio pequeno, cortado em rodelas (100 g)
250 g de feijão preto
2 colheres (chá) de sal pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho picados
2 folhas de louro inteiras
1 colher (chá) de suco de limão
Para o vinagrete
1 cebolas médias picadas (180 g)
2 tomates cortados em cubos pequenos (150 g)
1⁄2 pimentão amarelo cortado em cubos pequenos (100 g)
1⁄2 xícara (chá) de coentro picado ou cheiro-verde picado grosseiramente
Sal a gosto
Coloque o feijão de molho na água por cerca de 30 minutos. Tempere os cubos de coxão duro e a costelinha com 1 colher (chá) de sal e com pimenta a gosto. Em uma panela de pressão grande, aqueça o azeite e doure rapidamente as rodelas de linguiça calabresa e de paio.
Adicione as carnes temperadas, dourando-as bem de todos os lados. Acrescente o alho, as folhas de louro, o feijão escorrido e despeje 1,5 litro de água. Tampe a panela e deixe em fogo alto. Após pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos.
Abra a panela depois que toda a pressão tiver saído. Acrescente então o restante do sal e o suco de limão e misture bem. Observe a consistência do caldo – se estiver um pouco ralo, deixe ferver, com a panela destampada, por mais alguns minutos, para reduzir. Se os grãos tiverem absorvido muita água, adicione mais 1 xícara e ferva por mais 10 minutos. Sirva com arroz branco e farofa de sua preferência.
Com cortes suínos frescos e embutidos, esta receita garante mais agilidade no preparo já que não é preciso dessalgar as carnes. É uma forma rápida de incluir o prato preferido do brasileiro em seu cardápio.