8 medalhões de Filé-Mignon Suíno (800 g)
8 fatias de bacon (160 g)
½ xícara (chá) de azeite
¼ de xícara (chá) de ervas picadas (cheiro-verde e alecrim)
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de manteiga
Envolva as laterais dos medalhões com as fatias de bacon e amarre com um barbante.
Aqueça uma frigideira grande, adicione 2 colheres (sopa) de azeite e, quando estiver bem quente, coloque 2 a 3 medalhões por vez, dourando-os de ambos os lados.
Misture o restante do azeite com as ervas e o sal. Coloque os medalhões em uma assadeira e pincele-os com a mistura de azeite e ervas. Leve ao forno preaquecido (220 ºC) e asse por cerca de 15 minutos ou até que a carne esteja macia e cozida por inteiro. Retire os medalhões da assadeira e mantenha-os em local aquecido.
Leve a assadeira na qual os medalhões foram assados diretamente para a chama do fogão. Adicione 1 ½ xícara (chá) de água, misturando com uma espátula para soltar o fundo que se formou durante a cocção, e deixe ferver. À parte, misture o amido de milho e a manteiga e despeje diretamente na assadeira. Torne a mexer e ferva até obter um molho de textura aveludada. Espalhe o molho sobre os medalhões e sirva em seguida com legumes mediterrâneos salteados – pimentão vermelho, berinjela e abobrinha cortadas em tiras.
A técnica de preparo do medalhão tradicional, envolto com bacon, selado e finalizado em forno quente, preserva o ponto macio da carne.